Há censura no Google (e no Blogger)

Começo aqui no WordPress com o meu último post feito no Blogger.

Habituei-me a pensar que as buscas do Google se baseavam num algoritmo matemático que, baseado no número de visitas – visitas totais ou diárias ou uma média de ambas – fariam com que determinada página da net aparecesse primeiro que outra.

Haveria ainda os sites que, a troco de uma determinada verba, seriam puxados para a primeira página.
Durante muito tempo pensei que era apenas isto.
Entretanto, criei o blog, fui escrevendo no “Muito suave” e, graças a um número de visitas que, para dizer a verdade, nunca imaginei que iria ter, dei por mim um dia a procurar “muito suave” no Google e a descobrir que o meu blog… era o resultado que aparecia primeiro!
Foi um gozo do caraças!!! Quando alguém me perguntava como é que fazia para encontrar o blog, eu dizia apenas “escreve muito suave no Google que vais logo lá parar”.
Com o passar dos tempos, o blog até foi “promovido”: para além de aparecer em primeiro, por baixo do link para o blog apareciam links para mais quatro entradas!
Isto foi até alguém “denunciar” ou “reportar” o meu blog, suponho que por “conteúdos impróprios”. A partir daí, quem acedia ao blog, via primeiro uma página com um “Aviso de conteúdos”.
Essa página com o “Aviso de conteúdos” não me chateou muito, apesar de induzir quem não conhecesse o blog a pensar que o “Muito suave” era um blog de pornochanchada…
O que me chateou, e a sério, foi que, simultaneamente, quando se procurava “muito suave” no Google… o meu blog não aparecia!!!
Seria uma coincidência? Teria a ver com o facto de o Blogger ter alterado o endereço do blog de http://muitosuave.blogspot.com/ para http://muitosuave.blogspot.pt/ ?
Fiz alguma investigação. Há vários sites que fazem a medição do tráfego das páginas da web. As visitas ao “Muito suave”, afinal, não tinham tido grande quebra.
O que aconteceu foi que o Google, que é o dono do Blogger, alterou o “rating” do meu blog, como “castigo” pelos conteúdos do mesmo!
Dito de outra maneira, o Google “apagou” o meu blog. O blog existe, mas encontrá-lo tornou-se, para quem não saiba o endereço do blog, bastante difícil. Ou seja, o Google censurou o meu blog.
Censura que foi feita por um zeloso funcionário da Google, tendo por base uma denúncia anónima e sem me ter sido dado qualquer aviso ou hipótese de defesa.
Tudo ao abrigo dos Termos de Utilização do Google. Tudo tão correcto como eu espalhar o rumor de que é pedófilo um certo funcionário da Google Portugal que eu vi a afagar a cabeleira de uma criança…
É por tudo isto que este post será o último que faço. No Blogger.
Puta que os pariu! Ah grande Luíz Pacheco… como eu te compreendo cada vez melhor.
A partir de hoje, o “Muito suave” muda de casa. A partir de agora, estará aqui:

2 thoughts on “Há censura no Google (e no Blogger)

  1. jjptm

    É a primeira vez que consulto o teu blog e logo por sorte com este tema tão interessante.
    Só te digo que a ditadura do goolge ainda agora está a começar…
    Esta temática dava para muitas páginas de conversa…
    Toda a gente devia ter a coragem que tu tiveste.

    Responder

Comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s